O Governo Municipal de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Saúde, reuniu os secretários municipais de saúde da região do Trairi que pactuaram com o município de Santa Cruz/RN, para informar que, diante da Recomendação do MP e do que foi programado na PPI (programação pactuada integrada), a partir deste mês de fevereiro a Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz passará a regular os atendimentos no Hospital Regional Aluizio Bezerra, liberando os atendimentos apenas para as quantidades pactuadas.
O Hospital Regional Aluízio Bezerra atende diariamente pacientes de Santa Cruz e dos demais municípios da região do Trairi. Para custear os atendimentos, os municípios estabelecem antecipadamente a quantidade de atendimentos que serão direcionados para o Hospital. Ocorre que a quantidade de atendimentos de pacientes de outros municípios vem sendo bem maior do que a pactuada, causando sérios transtornos ao município, tanto financeiros como a sobrecarga do sistema.
A reunião foi realizada também com servidores do HORAB para esclarecer como funciona o processo da PPI e como se dará o processo de regulação.
Um dos exemplos citados na reunião foi o de São Bento do Trairi, que destinou recursos para apenas 100 atendimentos em todo o ano, quando a média de entradas no hospital regional é de 98 por mês.
Abaixo, o quadro de pactuação da PPI com a estatística de atendimentos no Serviço de Atendimento de Urgência do Hospital Regional no ano 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário