quarta-feira, 23 de março de 2011

Sindicato defende peritos do Detran

Odiretor do Sindicato dos Servidores da Administração Indireta (Sinai), Santino Arruda, anunciou para próxima quinta-feira, das 8h às 12h, um ato público de protesto para aqueles que se sentiram injustiçados com o afastamento dos peritos da prova prática do Detran na sexta-feira passada. "O gestor tomou uma atitude desequilibrada e inadequada. Ele assumiu um papel autoritário", declarou. Segundo Santino, a atividade de avaliador deve ser feita por um civil e não por policiais militares fardados e armados. O afastamento dos peritos ocorreu por recomendação do Ministério Público, que vem realizando uma investigação sigilosa acerca de atividades irregulares por parte dos funcionários.


Após recomendação do MP, 18 profissionais foram transferidos; mudança já surtiu efeitos na realização do "teste do volante"
A edição do último domingo de O Poti/Diário de Natal publicou reportagem na qual expõe o funcionamento de um esquema de irregularidades e corrupção que vai desde a aplicação de aulas teóricas e práticas em autoescolas de Natal até o pagamento de propina aos peritos do Detran. O objetivosseriam, no primeiro caso, a não realização das aulas exigidas por lei e, no segundo, fazer com que o candidato receba a carteira de habilitação sem precisam fazer o exame prático, também conhecido como "teste do volante".

Conforme a direção do sindicato, não há provas contra todos os peritos e ocorreu uma generalização no setor. Santino faz referência à recomendação do Ministério Público, feita pela promotora Juliana Limeira, para investigar quatro peritos, entretanto, o diretor deicidiu afastar todos de sua funções. O representante do Sinai disse ainda que entrou em contato com a governadora Rosalba Ciarlini para mostrar a insatisfação do sindicato com o diretor do Detran.

O diretor do órgão, Érico Vallério, relocou os peritos para outras funções dentro do órgão. Santino falou que a mudança traz instabilidade para os servidores dentro do órgão. A reportagem tentou entrar em contato com Vallério, mas ele estava viajando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário