O principal destino dos foliões que desfrutam o Carnaval no litoral sul, principalmente nesta segunda-feira (7), é a praia de Pirangi do Norte, em Parnamirim, onde o tradicional Bloco das Virgens comanda a festa. Para quem não conhece a folia, o bloco reúne verdadeira turba de homens que, neste dia, se travestem de mulher para – literalmente – soltar a franga. O estilo é tão diverso quanto o capricho da produção, mas a maioria quer mesmo é escrachar.
“Hoje pode tudo!”, garantiu 'Samantha', 'virgem' pai de família que todos os anos brinca o Carnaval em Pirangi. Como é de praxe, eles incorporam a personagem e nem adianta perguntar o nome verdadeiro. “Meu bem, hoje eu sou Samantha, ou você tem alguma dúvida?”, disse, partindo atrás do bloco com seu vestidinho curto e uma chamativa peruca lilás.
Pouco antes, Samantha e cerca de outras 30 Virgens desfilaram no palco montado na praça principal para concorrer ao título de Virgem 2011. “Quem será que vai arrasar este ano?”, bradava a Virgem apresentadora, enquanto o público se divertia com as caras e bocas das candidatas. A 'Virgem' Garibalda, toda de verde e um leque gigantesco, levou a melhor: ficou com o título e o prêmio de R$ 500.
A cada intervalo, a mestra de cerimônia lembrava todos sobre a importância de se usar o preservativo. “Virgem que é virgem usa camisinha”, garantiu. A próxima atração da noite é a banda Cavaleiros do Forró, que traz para o Carnaval a versão elétrica de seu show. Para o folião incauto, a grade atração do Bloco das Virgens não está no palco e sim nas ruas. As Virgens surgem em bandos, e de todos os lados, cada qual com uma cor diferente na peruca e seu jeito de chamar atenção: tem Virgem musculosa, super-heroínas, bailarinas, de fio dental, afetadas, barbadas... todas devidamente maquiadas. Tem até Virgens sérias e nem tão animadas assim.
Essa salada de cores também é traduzida na mistura de ritmos: não há um estilo oficial, todos são bem vindos: axé, pagode, samba, frevo,
marchinha e funk carioca. Como já disse Samantha, “hoje vale tudo!”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário