domingo, 20 de março de 2011

Obama diz que Brasil é potência

Após ser recebido pela presidenta Dilma Rousseff, o presidente norte-americano Barack Obama fez seu primeiro pronunciamento. Ele afirmou que vê o país como uma potência global, com influência nas áreas energética, econômica e humanitária.

O presidente americano citou o Brasil como “um importante participante” do mercado global de energia, por conta das descobertas do petróleo do pré-sal. No Palácio do Planalto, ele já tinha comentado sobre a disposição de se tornar um grande cliente do país nessa área.  Ele conversou com Dilma Rousseff por mais de uma hora no Palácio do Planalto.

O norte-americano afirmou que a vinda ao Brasil logo no início do atual governo é um reconhecimento ao novo status internacional do país. “Esta visita é uma oportunidade histórica para ainda mais cooperação nas próximas décadas. Agradeço pelo esforço pessoal [da presidente] para reforçar os laços entre os nossos países. Existe muito mais que podemos fazer”, disse Obama, ao lado de Dilma. “Os EUA não apenas reconhecem a ascensão do Brasil, mas dão apoio a isso.”

Obama também apostou na rodada de Doha de negociações comerciais. “Precisamos dar-lhe um grande impulso”, afirmou. O Brasil, como membro do G20 – grupo de países em desenvolvimento – e a Índia foram dois dos principais adversários das propostas americanas para concluir a iniciativa.

Em uma breve reunião com empresários brasileiros no Palácio Itamaraty, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou também que estuda junto da colega Dilma Rousseff a ampliação de vistos para os dois países. A concessão costumava até recentemente ser de cinco anos e foi ampliada para dez anos.

O americano repetiu comentários de seu pronunciamento no Palácio do Planalto e citou dificuldades de seu país em incrementar o comércio entre os dois países em curto prazo. “Estamos saindo de uma recessão”, afirmou, “mas é do nosso interesse em longo prazo fortalecer os laços entre as duas maiores economias no continente”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário